
O que é a DOR
Entenda o que é dor e descubra como alivia-lá.
crislaine costa
1/14/20251 min read
Conceitualmente, segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) a dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada a lesão real ou potencial.
Por se tratar de uma experiência, isso significa que está relacionada com o ato de experimentar e o aprendizado que foi adquirido ao longo de sua trajetória. Em outras palavras, eventos anteriores que ocorreram em sua vida vão influenciar a sua dor.
"Sensitiva e emocional", isso quer dizer que as experiências são adquiridas através das sensações obtidas pelo corpo. Já o emocional está relacionado a como reagimos diante do episódio doloroso, visto que a dor está relacionada a algo desagradável, negativo ou até mesmo aversivo
Para a ocorrência de dor, não é necessário ter a presença de lesão, ou seja, mesmo que não haja lesão, é possível ter dor. Já que o cérebro tem a capacidade de interpretar o estímulo gerado na periferia como doloroso ou não, a dor é gerada se o estímulo for interpretado como doloroso.
Experiências anteriores e memórias podem influenciar a dor, já que é um estímulo conhecido pelo cérebro. Da mesma forma que o cérebro guarda lembranças boas, também armazena experiências adquiridas em outros episódios de dor.
A dor é algo subjetivo do indivíduo. Um exemplo disso é que uma pessoa que sofre lesões semelhantes à outra pessoa geralmente apresenta intensidade de dor e sofrimento diferente. Isso significa que a dor mais intensa que o indivíduo está relatando não é verdade? Claro que não. Isso significa que, apesar da lesão semelhante, ele apresenta um limiar à dor menor, ou seja, ele apresenta mais sofrimento com a dor.
O que é limiar de dor? O limiar de dor é um nível de estímulo que o indivíduo consegue suportar até gerar a dor. Por exemplo: um aperto de mão normalmente, como ocorre no cumprimento à outra pessoa, não gera dor. Porém, se a outra pessoa apertar a sua mão com muita força, provavelmente você sentirá dor. Isso significa que seu limiar de dor foi atingido. A partir desse momento, você já tem a percepção do estímulo como doloroso.